“Iguais como você e eu” conta com a participação do influenciador goiano João Vitor
Foi realizado no último dia 28 o evento de lançamento da campanha publicitária “Iguais como você e eu”, que tem como objetivo combater o preconceito e incentivar a diversidade no mercado de trabalho goiano. A iniciativa é do Fórum Goiano de Inclusão no Mercado de Trabalho de Pessoas com Deficiência e Reabilitados pelo INSS (FIMTPODER), do Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) e do Grupo FelizCidade (Associação Brasileira de Saúde, Educação e Direitos Humanos).
A campanha traz representantes de diversos grupos historicamente discriminados: pessoas LGBTQIAP+; pessoas com deficiência visual, física e auditiva; espectro autista; negros; Síndrome de Down. O estudante de Educação Física João Vitor de Paiva, considerado nacionalmente um dos mais importantes influenciadores com deficiência, estampa uma das peças da campanha. João Vitor também foi escolhido recentemente para ser o primeiro conselheiro jovem com deficiência do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
“Além de sensibilizar as empresas e a sociedade a respeitarem e promoverem a diversidade no trabalho, a campanha pretende também inspirar grupos excluídos a se capacitarem e defenderem seus direitos no mundo do trabalho”, explica a procuradora do Trabalho Janilda Lima, responsável pela condução do acordo. No evento, além de Janilda, representaram o MPT-GO seu procurador-chefe, Alpiniano do Prado, e o procurador do Trabalho Luiz Carlos Fabre, que é o coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
Nesta primeira fase, a veiculação será feita na parte traseira (backbus) de 20 ônibus que percorrem linhas interestaduais (partindo do estado de Goiás) e terá duração de 28 meses. Mensalmente, os ônibus percorrerão cerca de 380 mil quilômetros. A viação em cujos veículos a campanha circula fez um acordo com o MPT-GO, de maneira a converter uma penalização financeira por ter violado direitos trabalhistas na veiculação das peças.
Uma campanha que tem história
A primeira veiculação da “Iguais como você e eu” ocorreu em setembro de 2015 e contou com a participação de pessoas LGBTQIAP+, espectro autista, mulher negra, pessoas com deficiência visual, física, auditiva e intelectual. As peças da campanha foram veiculadas em TV, rádio, mídias sociais, outdoors, backbus e frontligths.
A segunda veiculação, realizada em 2016, se deu na parte traseira de ônibus do transporte coletivo de Anápolis e da região metropolitana de Goiânia.
Em ambas, o tema era mesmo: combater o preconceito e incentivar a diversidade no mercado de trabalho goiano.
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