SEACOM - Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos de Comércio no Estado de Goiás

Marinho diz que governo Lula quer rever “trágica” reforma trabalhista ainda em 2023

Marinho diz que governo Lula quer rever “trágica” reforma trabalhista ainda em 2023

 

 

O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o governo Lula (PT) quer um projeto para rever a reforma trabalhista ainda neste ano, informa o colunista Jamil Chade do portal UOL.

De acordo com Marinho, a forma como a terceirização foi incluída na reforma trabalhista “levou a um processo trágico para as relações de trabalho, especialmente no campo. Também levou a um processo de subcontratações, chegando ao trabalho análogo à escravidão. Essa ferramenta atrapalhou demais a qualidade dos contratos, das relações de trabalho no Brasil”.

O ministro revelou que o governo federal vem incentivando empregadores e trabalhadores a negociar uma nova proposta, pois, com uma convergência entre as classes, será muito mais fácil ao Congresso avaliar a questão. “Se houver entendimento das partes, pode facilitar para que a revisão possa tramitar. Tranquilo nunca será”, ponderou. “O empresariado adora um ‘liberou geral’. Mas isso leva a uma insegurança jurídica e competição desleal entre eles”. 

Além disso, Marinho afirmou que o governo Lula defende o debate para a redução da jornada de trabalho a 40 horas semanais e a regulamentação da remuneração e jornada de trabalho aos trabalhadores de aplicativos.

 

O post Marinho diz que governo Lula quer rever “trágica” reforma trabalhista ainda em 2023 apareceu primeiro em FETRACOM.